Quem sou eu

Minha foto
"Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão… Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades e às pessoas,que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim…e que valeu a pena"

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

EX-ROEDORA DE UNHA !

Olá Meninas...

Hoje venho tratar de um assunto muito comum porém pra quem tem esse mau hábito é um assunto um tanto quanto angustiante.

Há um bom tempo venho tentando parar de roer unha comecei a roer unha com meus 11, 12 anos de idade, sou muito agitada e ansiosa por isso descontava minha ansiedade e nervosismo nas unhas,e sei bem como é angustiante ter que esconder os dedos dos outros de vergonha, tomar choque no chuveiro de tanto que as unhas estão curtas etc…quem tem esse mau hábito, sabe dos muito problemas que unhas roídas trazem, né? Por isso ultimamente faz 3 meses que sou uma EX ROEDORA DE UNHAS hahahha , e estou especialmente e muito feliz com isso ! Por isso hoje venho ajudar e incentivar pessoas a pararem com esse vicio de uma vez por todas !
Parece bobagem mais não é, roer unha é um ato de compulsão obsesivo nervosa (PROVADO CIENTIFICAMENTE ^^) deixo a palavra com WIKIPÉDIA :

"Roer unhas (também conhecido pelo seu termo técnico onicofagia ou roeção de unha) é o hábito de morder as unhas dos dedos das mãos ou pés durante períodos de nervosismo, ansiedade, stress, fome ou tédio. Também pode ser um sinal de desordens mentais ou emocionais. As crianças começam a roer as unhas por volta dos quatro ou cinco anos de idade. O termo onicofagia crônica é utilizado clinicamente.
Efeitos colaterais negativos
Roer unhas pode resultar num transporte de germes que vivem embaixo da superfície da unha até a boca. Como muitos patógenos têm a habilidade de viver dentro da unha, o hábito de roer unhas pode potencializar as chances de danos à saúde.
Um roedor de unhas compulsivo pode roer não só a unha, mas também a pele ao seu redor e a cutícula, possivelmente rompendo a pele. Uma pele rompida é suscetível a infecções oportunistas de micróbios e vírus. Esses patógenos podem se espalhar entre os dedos pela boca.
Roer unhas também pode ser negativo por restringir o uso das mãos. Um roedor de unhas compulsivo pode ter sua habilidade para trabalhar restringida (por exemplo, escrever, digitar, desenhar, tocar instrumentos de corda, dirigir) por causa dos estragos feitos às unhas ou à pele em volta.
Um longo hábito de roer unhas pode ocasionar desgaste do esmalte dos dentes incisivos, podendo gerar cáries nessas áreas"

NEM PRECISO DIZER MAIS NADA NÉ?

Porém para parar não é tão difícil quanto imaginava..Eu assim como vcs tenho certeza, tentei de TUDO !! coloquei pimenta nos dedos, band-aid, Aquele esmalte com gosto ruim DA AVON(só que depois eu acostumava com gosto e roia mesmo assim ..kkk) , coloquei esmalte de casco de cavalo, a base de formol, fiz simpatia..etc etc etc..
Vivia levando bronca da minha mãe, minha vó ,minhas amigas por estar o tempo inteiro com a mão na boca.... mas para mim, era normal, porque eu não sabia que existia mão bonita em mim, so uma mão feia e com dedos cabeçudinhos e esquisitos( lembro até quando ia fazer as unhas uma manicure me disse nossa uma menina grande assim com as unhas igual de uma menininha de 7 anos..nunca me esqueço desse comentário)

Passei por inúmeras fases, minha unha crescia eu empolgava e logo ela lascava e quebrava e ia quebrando uma atrás da outra até que por fim n sobrava mais nenhuma e eu resolvia roer todas (SÓ DE RAIVA ..Kkk) enfim até o dia em que falei vou tomar vergonha na cara e fazer unha toda semana e controlar minha ansiedade..
.
e assim foi..

toda semana começei a fazer minhas unhas e Fiquei encantada quando percebi como elas cresciam rápido... Achei o máximo olhar para minhas mãos e achá-las bonitas! Lembro que a cada dia eu ficava olhando e vendo o quanto elas cresciam… então, do vício de ficar com a mão na boca, passei para o vício de fazer as unhas semanalmente e pintá-las sempre. Na época, eram só cores clarinhas, então, abusava dos branquinhos e rosinhas e logo que o esmalte começava a sair e me dava aquela recaída de vontade de roer as unhas eu já logo corria pra manicure,Hoje em dia me permito usar unhas mais alegres coloridas e decoradas... (o que ajuda muito, pq assim vc fica com pena de roer as unhas e n leva a mão a boca,quanto mais enfeitada melhor ! )

Claro que o hábito de roer unhas está super ligado à ansiedade. Em casos extremos de onicofagia, o aconselhável é procurar um médido, ok?

Para quem tá bem disposta a largar essa mania feia e começar a ter unhas bonitinhas, não tem segredos nem milgares apenas alguns truques que vou citar agora alguns que me ajudaram muito :

1) força de vontade e auto-controle

2) fazer unha toda semana

3) esmalte a base de queratina( e n formol, pois o formol só endurece a unha e depois ela cresce e logo quebra , A queratina restaura e hidrata a unha ajudando a ficar mais forte e bonita)

4) uma boa alimentação combinado com vitaminas a base de queratina e colágeno, Começei a tomar Pantogar ( indicado pela dermatologista) consulte sua dermatologista e veja qual medicamento ou vitaminas é melhor para seu organismo.

5) Procure outros meios de descontar sua ansiedade e raiva, stress ou qualquer outra coisa através de esportes ou atividades que ocupem seu tempo ( No meu caso a dança me ajudou muito)

6)Procurar uma fonte de inspiração ;Lembro que sempre achei lindo mãos bem feitas compridas e com unhas super coloridas onde pode usar e abusar de anéis e esmalte .

Portanto, para parar de roer as unhas um item é fundamental: você querer! Determinação é tudo na vida, gente, para tudo que realmente quisermos.
Não pensem que isso é blablabla…comecem a conversar com vocês mesmas, sozinhas…e trabalhem isso na cabeça…“vou parar, vou parar”. E tenho certeza que o mau hábito virará passado e você terá unhas e mãos bonitas!

Hoje em dia estou muito feliz pois posso usar anéis, usar e abusar de esmaltes , desenhos cores e formas, Hoje elas estão lindas,grandes e fortes ..é uma alegria escolher as cores que irei pintar minhas unhas. Meu vício hoje são os esmaltes!



Logo abaixo algumas fotos da minha evolução( assim que eu chamo) , não está na ordem mais dá pra perceber a evolução ....a quarta foto foi qdo ela ainda tava curtinha ...














Enfim ainda quero deixá-las maiores e sei que vou conseguir, por isso ..Se eu consegui vocês TBM CONSEGUEM !

Boa sorte e uma ótima semana

Bjinhusss ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário